sábado, 1 de outubro de 2016

Por uma educação Livre, laica e Libertadora.

Após a consolidação do GOLPE o então presidente Michel Temer com seus comparsas mostram a que veio: a implementação de um projeto ultraconservador, neoliberal e a retirada de Direitos dxs trabalhadorxs são suas principais metas. A composição ministerial sem nenhuma representatividade ou melhor com apenas uma representatividade: Homens, brancos, velhos (de pensamento), ricos e de direita mostram o verdadeiro retrocesso do Governo Golpista.
O Ataque à educação começou pela nomeação do ministro Mendonça Filho (DEM) citado nas operações lava jato e Castelo de Areia faz parte de uns dos partidos mais corruptos do congresso, além de representar grupos que sempre tentaram barrar políticas de democratização na educação.
O projeto “escola sem partido” criado em 2004 retorna como pauta principal para a educação, o modelo neoliberal baseado na competitividade e na meritocracia é a principal defesa dos aliados: Alexandre Frota, “primeira personalidade recebida pelo Ministério da Educação” e MBL (Movimento Brasil Livre) “grupo que articulou politicamente o golpe nas ruas”. A PL 867/2015 a “pl da mordaça” é uma verdadeira afronta aos professores e a educação democrática, prevendo inclusive prisão para professores que debaterem Karl Marx ou Paulo Freire em sala de aula.
O golpe da educação se concretiza com a sua Reforma anunciada esse mês, prevendo a exclusão das disciplinas Sociologia, Filosofia, Educação Física e Artes do currículo do Ensino Médio, o objetivo é tornar a educação tecnicista voltada exclusivamente para a formação de um exército de contingente para o Mercado de Trabalho. A frase “formar cidadãos críticos” antes somente escritas nos muros da escola, agora é apagada de vez da história da educação.
Em Bela Cruz a farsa da educação democrática reina desde os “tempos de tupiniquim”. O Governo Atual foi procurado por diversas vezes pelo SINSEMPMBC (Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Bela Cruz) para conversar sobre democratizar a escolha de diretores e coordenadores das escolas municipais, infelizmente nunca foi atendido, e essa não é exclusividade do governo atual, esse tema é bandeira de luta sindical desde  seu surgimento a mais de dez anos atrás.
O Outro candidato à prefeitura de Bela Cruz, representa um verdadeiro retrocesso e já mostrou sua truculência aos movimentos sociais alguns anos atrás quando prefeito, na ocasião da greve dos servidores. Os professores que estavam naquela referida data nunca se esquecerão de como foram tratados. Em sua plataforma de governo defende a velha meritocracia educacional, premiando professores que derem resultados para o município. É preciso deixar claro que uma educação de qualidade se faz com investimento em estrutura e valorização dos professores através do seu plano de Cargos e Carreira e não com gratificações.

Concluindo, no sistema capitalista em que vivemos e após a contrarreforma política aprovada pelo congresso nacional limitando ainda mais a participação de partidos de esquerda como o PSOL, quase nenhuma mudança se faz através das urnas, é preciso UNIDADE de Classe e LUTA, só a REVOLUÇÃO trará mudanças reais para a classe trabalhadora.

Nenhum comentário: