Fundador do Socialismo Científico, Heinrich Karl Marx nasce em Treves, província alemã, em uma família judia de classe média convertida para o cristianismo. Aluno destacado, ingressa na universidade de Bonn na Alemanha aos 17 anos, chegando a estudar Direito, História e Filosofia e Economia em Berlim. Marx é considerado um dos pensadores mais importantes do século XX. Seu pensamento iria exercer uma enorme influência na história, devido ao fato de ter levantado a bandeira do Comunismo, atacando o sistema capitalista. Segundo ele, o capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana. Em 1842 assumiu a chefia da redação de “A Gazeta Renana” em Colônia, onde seus artigos radicais irritariam as autoridades, que mandam censurar e interditar o jornal. Ele defendia a idéia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de aniquilar de vez esse sistema responsável por crises que se viam cada vez mais intensificadas por grandes desigualdades sociais.
O Manifesto do Partido Comunista, escrito por Marx e Engels, mostra a história do capitalismo e seus proletários, lembrando da ascensão do Capitalismo através da antiga sociedade Feudal, a autor defende uma revolução através de um partido criado por ele, o Comunismo, que junto com a massa trabalhadora, ou proletariado, usando as próprias armas da Burguesia, destruiria este sistema e construiria ali um comunismo onde tudo era gerenciado pelo Estado em fator de todo a comunidade.
A palavra proletário vem do latim PROLETARIU, que significa “cidadão pobre, útil apenas pela prole, isto é, pelos filhos que gerava.” Daí o termo PROLETARIADO, que significa a camada social formada por indivíduos caracterizados por sua qualidade permanente de assalariados e por seus modos de vida, atitudes e reações decorrentes de tal situação.
Para sobreviver, toda a família proletária era obrigada a trabalhar, inclusive mulheres e crianças. Dentre os efeitos provocados pelas longas jornadas e pelas condições precárias de trabalho estão a deformação permanente da constituição física e a aquisição de doenças incuráveis.
A Luta de classes surgiu através da criação da propriedade privada, dividindo a sociedade em “proprietários” (burguesia) e não proprietários (proletariado). Na sociedade comunista teorizada por Marx, as classes sociais deverão ser extintas.
A industrialização, a propriedade privada e o assalariamento alienam e separam o trabalhador dos meios de produção e do fruto de seu trabalho. Essas idéias são a base da alienação econômica do homem sob o capital.
Convencido da futura vitória do comunismo, Marx acreditava que com a tomada do poder pelos trabalhadores, haveria a oportunidade de se construir uma sociedade justa, feliz e harmoniosa. Vivendo sob condições desumanas de exploração, o proletariado deveria se unir para derrotar o sistema capitalista. Na nova sociedade comunista teorizada por Marx, não haveria a opressão de uma classe sobre outra e a propriedade privada seria abolida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário