terça-feira, 1 de novembro de 2011

A Educação Pública Láica, um direito de todos?


O Representante maior da Igreja Católica Apostólica Romana, Papa Bento XVI pediu ao novo embaixador brasileiro na Santa Sé que formente um Laicismo saudável, resaltando a importância do Ensino Religioso Confessional nas Escolas Públicas.
Enquando futuro Cientista Social e Militante Socialista não acredito que a solução para os problemas do País seja a oficialização disfarçada de uma religião, seja ela qual for ( católica, umbanda, Universal, Candomblé, etc).
Para os desavisados, o Ensino Religioso no Brasil não é obrigatório e deve ser trabalhado de uma forma que abranja todas as religiões. Não podemos cair no erro e retroceder sobre este tema. Implantar um catecismo religioso nas escolas públicas é desreipeitar  uma minoria que tem o direito de escolher sua religião ou nenhuma.


Precisamos realmente avançar neste tema, poderia colocar aqui milhares de exemplos de que a Escola Pública, principalmente no Interior do estado ainda exclui da sua grade de Ensino Religioso religiões africanas ou protestantes por exemplo. Neste mês na escola que Leciono um representande da Direção da Escola repreendeu na frente de todos seus colegas uma criança de 7 anos, Evangelica, que se recusou a fazer a oração na hora da Disciplina, um tremendo desrespeito aos Direitos de escolha do cidadão.
Fora isso, nenhuma pesquisa científica provou até hoje que a Religião é uma forma de evitar a violência e criar uma estado igualitário e justo. Se este fosse o caso, as Cruzadas e a Inquisição não seriam exemplos práticos de um verdadeiro latrocínio realizado pela igreja católica em nome de Deus. Se a religião fosse a salvação dos  nossos problemas, o fundamentalismo religioso não seria motivo para a existência de homens bombas e milhares de execuções nos países Árabes.
Após esses exemplos você ainda acredita que a Religião é a única forma de formentar um País livre, Igual e Justo?
No Brasil, apesar da constituição garantir um direito a laicidade, as religiões Cristãs ainda predominam de forma avassaladora nos espaços públicos, acredito que não será preciso colocar mais exemplos aqui.
O problema é que a Democracia Capitalista, ou "Ditadura da Maioria", acaba por esquecer que existe a minoria, "a maioria sempre decide" é o que todos dizem. E os outros? Porque seus direitos não são garantidos? 
É preciso fazer cumprir as leis neste país, se constitucionalmente somos um país láico, ou seja, não possuímos uma religião oficial, não deveria existir feriados apenas de uma única religião, não poderiam ser gastos milhões de dinheiro público com monumentos de uma religião única e principalmente, nossas escolas não podem de forma alguma catequisar seus alunos para seja qual for religião. 



5 comentários:

Blog da Leleka disse...

Essa é uma situação complicada, essa matéria poderia ser opcional para os alunos, também acho desrespeito com quem naum é de determinada religião ser "obrigado" a seguir os costumes da mesma.

Anônimo disse...

o mundo so esta dese jeito pq as poessoa ñ tem deus em seus cora~ções estudiosos fajutos tentão imprimir na sociedade a falç sensação q deus e um carrasco ou tirano(grande parte dos socialistas) isto e uma maneira tosca e retrogada de falar sobre deus i eu sou totalment a favor e façl das palavrs do snto papa tambem minhas.

Markinhus disse...

Será amigo(a)? Então a culpa do que está acontecendo é dos Ateus? E os Padres pedófilos? E as igrejas que se utilizam do nome do seu Deus para roubar e enganar? e os Deputados que insistem em criar projetos para disseminar o ódio em nome do seu Deus?
Será que nós Socialistas somos mesmos os culpados de tudo? Reflita sobre suas palavras

Anônimo disse...

tou vendo q vc ñ intend msmo nada da biblia a palavra de Deus dis q e uma igreja santa construida de pecadores ninguem e perfeito saiba vc i eu garanto a vc q grande parte dos padre e homenns de deus ñ são assim e so pra conta tbeim ñ apoio o casamento gay se e isso q vc axa q e diseminar o odio se ñ me desculpa e lembreç homen + homen = a nada homen + mulher +igual a filhos(familia).

Markinhus disse...

vc mesmo se contradiz no seu discurso amigo, mas naum vou ficar discutindo c alguém q naum se identifica. Só lembrando: a procriação não é o único objetivo do casamento. Deputado como Bolsanaro entre outros disseminam o ódio sim, falando em nome de seu Deus. Ah, e outra coisa, naum tenho nenhuma referência nesse livro que vc citou, então não vou discutir fé c vc.